É assinalado de norte a sul de Portugal com magustos e outras tradições populares. Como é habitual na Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, festejou-se o São Martinho.
Os idosos do Equipamento Social de Olhos de Água dançaram e cantaram ao som de música tradicional portuguesa, enquanto as castanhas assavam no jardim. Depois do baile, sentaram-se à mesa para provar não só as castanhas como também umas deliciosas batatas-doces.
A ‘Maria Castanha’ andou à solta na Creche de Olhos de Água. Foi a assistir à dramatização da história da Maria Castanha que crianças, idosos e respetivas famílias celebraram o Dia de São Martinho. Esta foi mais uma excelente oportunidade para fortalecer laços entre diferentes gerações, assim como conhecer tradições e costumes. E, claro, que todos tiveram direito a saborear castanhas assadas, que estavam quentinhas e boas.
Os utentes e colaboradores da Casa da Paz celebraram o verão de São Martinho como manda a tradição: a degustar castanhas assadas! As castanhas estavam especialmente apetitosas, porque antes de assadas, foram talhadas e cozidas.
Ainda, alguns utentes da Casa da Paz foram lanchar até Paderne, onde desfrutaram de umas belas castanhas assadas e dançaram. Agradecemos à Junta de Freguesia de Paderne por nos ter convidado para esta festa.
Na ERPI O Roseiral, o São Martinho foi celebrado com um baile e um lanche com castanhas, batata-doce e jeropiga. Os utentes estiveram bastante animados, sobretudo durante o bailarico!
Também no Lar Residencial São Vicente se celebrou o São Martinho com um magusto na rua. Os utentes assistiram, ainda, a um vídeo com uma explicação acerca da lenda de São Martinho.