A cidade de Albufeira acolheu, nos dias 8 e 9 de junho, a quinta reunião do consórcio internacional do projeto NECTAR. O consórcio formalizou uma candidatura ao programa ERASMUS +, e envolve países como a Áustria, Bélgica, Itália e Portugal, que é representado pela Misericórdia de Albufeira (SCMA), em parceria com a Universidade do Algarve (UALG).
O projeto NECTAR tem como destinatários profissionais da área da cozinha com nível de formação 4, que pretendam uma especialização de cozinheiro com competências na gestão de alimentos e coordenação de cozinhas.
A origem do projeto tem por base políticas da UE que consideram a nutrição, um elemento essencial para a promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável.
Durante a reunião foram apresentados os projetos piloto dos parceiros da Itália, Áustria e Portugal.
A SCMA tem a responsabilidade de implementar o piloto em Portugal, com início previsto para novembro de 2022. Trata-se de um curso de especialização em cozinha de reabilitação/terapêutica, que visa formar profissionais capazes de confecionar refeições adaptadas, tendo em conta necessidades alimentares específicas de cada cliente/utente (por exemplo em termos de doenças como diabetes, hipertensão, entre outros.)
O encontro possibilitou ainda avaliar a evolução do projeto, definir as etapas da formação, e possibilitar que os parceiros dessem o seu contributo no que diz respeito às plataformas de divulgação e de aprendizagem que vão ser utilizadas.Refira-se que a realização da reunião contou com o apoio do Município de Albufeira.