As instalações do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) em Albufeira, receberam no dia 17 de maio a visita da Sra. Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
Ana Mendes Godinho foi acompanhada por uma comitiva que incluía o Sr. Presidente e a vogal do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Domingues Lopes e Sandra Tavares, a Sra. Diretora da Unidade de Apoio a Programas do ISS, Cristina Rodrigues e a Sra. Diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, Margarida Flores.
A visita teve como anfitriões o Sr. Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo e Ana Pífaro, e, a Sra. Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Patrícia Seromenho com a Sra. Diretora Técnica do Gabinete de Inserção Social, Isabel Barrocas, o qual tem a gestão do Programa em Albufeira como entidade Coordenadora e Mediadora. Assim como, contou com a presença do Sr. Presidente do Secretariado Regional de Faro da União das Misericórdias Portuguesas, Armindo Vicente, em representação de todas as Misericórdias do Algarve.
Este programa destina-se ao fornecimento de géneros alimentícios a pessoas ou famílias, contribuindo para a minimização e a resolução de situações de carência alimentar, assegurando o fornecimento de cabazes mensais de alimentos secos, refrigerados e congelados, que correspondam a 50% das necessidades energéticas e nutricionais dos indivíduos.
O POAPMC funciona em Albufeira desde 2017, e tem atualmente, a Misericórdia de Albufeira como Entidade Coordenadora e Mediadora, que desenvolve o seu trabalho em instalações arrendadas e equipadas através da parceria com o Município de Albufeira para esse efeito, que é, o armazém da Ajuda Alimentar em Albufeira.
A SCMA, iniciou este programa na 1ª fase da medida, de 2017-2019 para um total de 293 destinatários. A segunda iniciou em novembro de 2019 e terminará em janeiro de 2023. A operação foi duplicada até ao final do ano 2020, dando resposta a 644 pessoas. Em virtude do aumento do desemprego e os efeitos do Covid-19, o número de pessoas a pedir ajudar alimentar aumentou substancialmente no concelho de Albufeira.
Com o aumento da operação, as condições de logística tornaram-se insuficientes, pelo que foi necessária uma mudança de espaço e reorganização nas condições de aprovisionamento. Esta alteração tornou possível aumentar a capacidade para o dobro, possibilitando ao ISS a deslocação de operações de locais onde não existiam destinatários.
A capacidade do programa de apoio alimentar do Governo foi duplicada, abrangendo no total 120 mil pessoas, e a partir do corrente mês de maio, a SCMA enquanto entidade coordenadora e mediadora do programa no concelho fica com capacidade para apoiar 1221 pessoas em Albufeira através deste programa, estando a apoiar atualmente 879 pessoas.
A Sra. Ministra e toda a comitiva teve a possibilidade de verificar a forma de acondicionamento dos produtos, com o cumprimento das regras de HCCP e do POISE, assim como a forma de entrega de cabazes alimentares. Em simultâneo decorria uma ação de sensibilização destinada às famílias beneficiárias, promovida pela SCMA, com recurso à formadora interna, a nutricionista Joana Gomes, a qual abordou temas como a gestão orçamental, alimentação saudável, e a prevenção do desperdício.
No âmbito do POAPMC desenvolvem-se ainda medidas de acompanhamento com vista à inclusão social dos beneficiários, através do Programa INCORPORA. Esta é uma missão que nos permite estar ainda mais próximos das pessoas e contribuir, em complemento ao trabalho já desenvolvido pelo Gabinete de Inserção Social, para a sua inclusão e bem-estar.