“Erros são perfeitamente normais. Errar faz parte!… Repetir os erros é que não!…”
O Ricardo Mariano é um empresário farense de 35 anos que começou muito cedo o seu percurso empreendedor. Com 18 anos começou a trabalhar numa empresa de trabalho temporário, como rececionista, com 19 anos passou a diretor do escritório de Vilamoura. Aos 21 anos foi convidado para ser sócio de uma nova empresa de trabalho temporário e, embora estivesse numa situação confortável, aceitou o novo desafio. Fez parte dessa empresa durante cerca de 7 anos, altura em que vendeu a sua quota da empresa e dentro de 1 ano criou a Timing Portugal, empresa de trabalho temporário, que ainda tem até hoje.
Em 2013, com 27 anos, criou a pens.pt porque se apercebeu que as pen drives eram muito caras em Portugal. Assim sendo analisou o mercado e percebeu que havia uma oportunidade de negócio, mas que implicava que teria de ir à china. Então com mais 2 sócios, todos na casa dos 20 anos, começaram a importar diretamente de um fabricante desse pais e também já se expandiram para Espanha.
O Ricardo é licenciado em Gestão de Publicidade e Marketing pelo INUAF, e pela altura que estava a concluir a sua formação já tinha aberto 3 empresas.
Atualmente é socio maioritário de 9 empresas tais como, Oh My Dog (restauração), Proinvest, Place fitness center (ginásios), Blue lavandarias, Sirius Robotics, Open china, USB Spot Espanha, Pinayas – comércio de frutos secos e a Seachcare.
Para além disso ainda consegue estar envolvido com o CASA – Centro de apoio ao sem abrigo onde é um dos coordenadores e faz trabalho de voluntariado nomeadamente junto das Missionarias da Caridade e Apatris 21. Nas suas empresas também pratica a sua responsabilidade social com iniciativas tais como 5 anos 50 sorrisos, em que distribuíram cabazes a famílias carenciadas em Quarteira.
O convidado partilhou com os alunos o seu percurso empreendedor, as dificuldades sentidas e e a sua motivação através da experiência adquirida na criação das diversas empresas, do qual já fez parte.
A equipa do projeto Albufeira GerAção agradece a disponibilidade para participar nesta sessão e por responder às questões dos alunos.