Local
E-learning ou presencial
Calendário
A definir
Identificar e proceder de acordo com os cuidados necessários de manuseamento, preparação e armazenamento de alimentos diminuindo o risco de contaminação e de intoxicações alimentares.
Horário
Flexível
Duração
25 horas
Principais Objetivos
- Desenvolver os procedimentos adequados para as boas práticas de higiene na produção/confeção dos alimentos.
Porquê desta UFCD?
De caráter obrigatório para todas as empresas do setor alimentar, desde o abastecimento “do produtor ao consumidor”. Deve ser entendida com um compromisso de garantia da segurança durante o manuseamento, preparação e armazenamento dos alimentos.
Alimentos contaminados por bactérias, fungos, parasitas, por exemplo, podem causar intoxicação alimentar ou doenças, como salmonelose, gastroenterite ou toxoplasmose entre outras doenças que devem evitadas garantindo bem-estar das pessoas.
Destinatários
São destinatários desta tipologia de operação os adultos que, à data do início da formação, tenham idade igual ou superior a 18 anos, sendo excecionalmente admitidos jovens que ainda não tenham completado essa idade, desde que se encontrem comprovadamente inseridos no mercado de trabalho ou quando estejam em causa públicos específicos que se encontrem em situação de particular vulnerabilidade social, devidamente autorizados, nos termos do nº 3 do artigo 3º da Portaria n.º 66/2022, de 1 de fevereiro, na sua atual redação.
Formação acessível a pessoais individuais ou empresas.
Conteúdos
- Noções de microbiologia
- Noções de higiene
- Conservação e armazenamento de géneros alimentícios
- Noções de limpeza e desinfeção
- Introdução à aplicação do APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo)