A iniciativa Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, que remonta ao ano de 2010, tem tido um grande sucesso no alertar para problemáticas relacionadas com a pobreza e exclusão social. Promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza, a ação decorrerá a nível nacional entre os dias 17 e 24 de outubro de 2019.
O Gabinete da Inserção Social da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira volta a associar-se a esta iniciativa com a promoção de uma rastreios de saúde gratuitos. O programa de atividades gratuito, que inclui uma exposição fotográfica sobre tráfico de seres humanos, decorre no concelho de Albufeira. A iniciativa é promovido em parceria com a APF Algarve (Associação para o Planeamento da Família), a Rede Regional do Algarve de Apoio e Proteção à Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, e o núcleo de Faro da Rede Europeia Anti-Pobreza.
Nos dias 17 e 24 de outubro serão realizados rastreios de prevenção e deteção de HIV; Hepatite B; Hepatite C; e Sífilis. Uma equipa de profissionais de saúde realizará testes rápidos, anónimos, gratuitos e simultaneamente prestará aconselhamento, sendo o resultado entregue ao próprio em 30 minutos. Outros rastreios serão efetuados com o objetivo diagnosticar diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia (colesterol elevado).
Os rastreios decorrerão nos seguintes locais:
Refira-se que o programa de comemoração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza conta com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho de Albufeira.