Na noite de Quinta-Feira Santa, é da Capela quinhentista da Misericórdia de Albufeira que sai a Procissão dos Painéis, transportados pelos membros da Irmandade. Na Sexta-Feira Santa, realiza-se a Procissão do Enterro do Senhor. É a tradição que marca um dos momentos mais emblemáticos do Calendário Cristão em Albufeira.
A Procissão dos Painéis da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira regressa às ruas da cidade, a 29 de Março. Os painéis desta Santa Casa representam as Cenas da Paixão de Cristo e, muito provavelmente, são originários do século XVII. Mantendo-se a sua tradição, a população de Albufeira manifesta a sua fé, em uma das mais importantes procissões na região.
É da Capela da quinhentista que sai o cortejo, pelas 21:30. O préstito passa pela igreja de Santa Ana e termina na Igreja Matriz, onde terá lugar a adoração do Santíssimo Sacramento. O cortejo segue à luz das velas, dos archotes e das candeias, com a iluminação pública desligada, e é acompanhado pelo som da matraca e pelo ritmo dos tambores.
No dia seguinte, na Sexta-feira Santa, realiza-se a procissão, que popularmente é designada de Procissão do Senhor Morto. Trata-se da Procissão da Paixão do Senhor, com adoração da Cruz e Comunhão, e da Procissão do Enterro do Senhor. A cerimónia inicia-se pelas 16 horas, na Igreja Matriz, e a procissão passa pelas ruas do centro histórico da cidade.
A procissão dá continuidade a uma tradição tão acarinhada pela comunidade de Albufeira e tem o apoio da Paróquia e do Município de Albufeira.