Inserido nas comemorações do seu 522º aniversário, e visando assinalar o Dia Mundial da Família, a Misericórdia de Albufeira promoveu o ciclo de palestras: “Família – a herança dos afetos”.
O evento online, de participação gratuita, decorreu ao longo do dia 14 de maio, sexta-feira, e contou com a inscrição de 65 participantes. A iniciativa teve como objetivo propiciar às famílias, e profissionais das áreas de intervenção, um espaço de diálogo e esclarecimento sobre como lidar com os desafios na infância e na terceira idade, dando especial enfoque às situações vividas na atual situação pandêmica.
A sessão de boas-vindas contou com a intervenção de Patrícia Seromenho, Vogal da União das Misericórdias Portuguesas, e Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira. Posteriormente, Nuno Martins, fundador da Academia Educar pela Positiva, e orador certificado em Disciplina Positiva, Inteligência Emocional e Kid Coaching, apresentou a palestra “Educar pela Positiva”. Apelou-se à reflexão dos participantes, apresentando um conjunto de dicas, estratégias e poderosas ferramentas para uma relação mais efetiva (e afetiva) com as crianças, visando superar os desafios da educação.
No período da tarde, o Senhor Pe. Pedro Manuel, Presidente da direção do Centro Paroquial de Paderne, abordou o tema “A Família e o Idoso”. O orador conduziu a assistência numa consideração sobre a importância da família efetiva e a “família afetiva” na vida de um sénior institucionalizado.
O programa contará também contou com depoimentos reais de crianças, encarregados de educação, idosos, seus familiares e cuidadores, sobre as temáticas expostas.
Informamos que o Ciclo de Palestras terá várias edições ao longo, igualmente gratuitas, que serão divulgadas nos nossos canais oficiais.