Centro de Recursos
Serviços
Assegura-se um conjunto de serviços que inclui:
- Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego;
- Prescrição de Produtos de Apoio;
- Avaliação da Capacidade de Trabalho;
- Apoio à Colocação;
- Acompanhamento Pós-Colocação;
- Adaptação de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetónicas.
O QUE É O CENTRO DE RECURSOS?
Entidade credenciada pelo IEFP, I.P., para a intervenção especializada no domínio da avaliação, orientação vocacional e inserção profissional de pessoas com deficiência e incapacidade, inscritas no Centro de Emprego de Loulé e Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento (utentes residentes no concelho de Silves).
Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego
Ação destinada a apoiar as pessoas com deficiência e incapacidade, encaminhadas pelos Centros de Emprego protocolados, para a tomada de decisões vocacionais adequadas, através da avaliação do perfil de funcionamento, da capacidade de trabalho e da verificação das limitações de atividade e restrições na participação, de modo a definir o seu percurso de qualificação ou percurso profissional.
Mais informações:
Link: Ficha de Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego
Prescrição de Produtos de Apoio
Esta ação tem por objetivo atribuir financiamento objetivo o financiamento, por parte do IEFP.IP, para aquisição de produtos de apoio de modo a minimizar limitações no acesso ou manutenção do emprego, aumentar a qualidade do desempenho profissional e promover a progressão na carreira. Esta intervenção pretende também facilitar o desempenho de pessoas que se encontrem integradas em ações de formação profissional.
Mais informações:
Avaliação da Capacidade de Trabalho
A avaliação da capacidade de trabalho da pessoa com deficiência e incapacidade, para efeitos de integração em postos de trabalho em regime de emprego apoiado, é realizada pelos Centros de Emprego ou Centros de Emprego e Formação Profissional, em articulação com a rede de centros de recursos do IEFP. A capacidade de trabalho não pode ser inferior a 30 % nem superior a 90 % face à capacidade de trabalho de um trabalhador sem deficiência e incapacidade, nas mesmas funções profissionais.
Mais informações:
Apoio à Colocação
Apoio técnico prestado aos/às trabalhadores/as com deficiência e respetivas entidades empregadoras, com vista à manutenção do emprego e à progressão na carreira, através de intervenções especializadas facilitadoras da integração, no ambiente sócio laboral da empresa e sensibilização do/a trabalhador/a apoiado para a adoção de comportamentos adequados ao estatuto de trabalhador/a.
Mais informações:
Acompanhamento Pós-Colocação
Apoio técnico prestado aos/às trabalhadores/as com deficiência e respetivas entidades empregadoras, com vista à manutenção do emprego e à sua progressão na carreira, através de intervenções especializadas no domínio da reabilitação profissional, nomeadamente adaptação ao posto de trabalho, integração no ambiente sócio laboral da empresa e sensibilização para a adoção de comportamentos adequados ao estatuto de trabalhador.
Mais informações:
Adaptação de postos de trabalho e eliminação de barreiras arquitetónicas
Avaliação do perfil de funcionalidade do/a trabalhador/a com deficiência para a atribuição de apoio financeiro, por parte do IEFP.IP, às entidades empregadoras que necessitem de adaptar o equipamento ou o posto de trabalho às dificuldades funcionais do/a trabalhador/a, bem como eliminar obstáculos físicos que impeçam ou dificultem o acesso do/a trabalhador/a ao local de trabalho ou a sua mobilidade no interior das instalações.
Mais informações:
Link: Ficha de Adaptação de Postos de Trabalho e Eliminação de Barreiras Arquitetónicas