O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março. Neste dia os utentes da SCMA participam em várias ações de sensibilização.
A efeméride tradicionalmente, um dia muito importante no Centro Infantil Quinta dos Pardais. A plantação de uma árvore representa, para todos, um recomeço, um contributo para uma nova vida, uma comunhão de valores éticos, ambientais e relacionais. O respeito pela natureza – tal como o respeito pelo outro e por tudo o que nos rodeia – é uma forma de estar que procura-se enraizar em todas as nossas crianças.
Para assinalar a data comemorativa, e em conjunto com utentes do Lar Residencial S. Vicente, trataram-se das hortas e decorreu a narração da história: Ainda nada? O texto, aparentemente simples, encerra uma mensagem fulcral: a descoberta da paciência e a virtude da perseverança. Através do processo do nascimento e crescimento de uma planta, constrói-se uma metáfora da própria vida, com as suas frustrações, mas também com as suas satisfações.
Para além de ajudarem os meninos do Centro Infantil a cuidarem das suas hortas, os utentes do S. Vicente plantaram uma árvore, sementes de girassol e chá príncipe no seu lar. Para assinalar o dia mundial da árvore, cuidaram igualmente do jardim interior e exterior. Esta é sempre um dia muito apreciado pelos os nossos utentes, poi coincide com o início da primavera e permite realizar atividades no exterior que tornam a sua casa mais bonita.
Os utentes da ERPI O Roseiral plantaram uma figueira, morangueiros e algumas ervas aromáticas. A manhã de atividade contou com muitos sorrisos e afetos.