Na passada quarta-feira (01.03.23), a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo procederam à inauguração das obras de remodelação e ampliação da creche Tempos de Infância.
As obras foram executadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cuja empreitada foi adjudicada por € 423.753,87 (valor com IVA), e apoiadas pelo PRR no valor de € 255.240. O valor remanescente foi pago pelo Município de Albufeira.
Após o descerramento simbólico da placa, que marca a entrada em funcionamento das instalações, seguiu-se uma visita ao espaço onde participaram a Ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva, a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Igualmente honrou-nos a presença da Vereadora Cláudia Guedelha, da Dir.ª do Centro Distrital da Segurança Social de Faro, Margarida Flores, do Presidente da Junta de Freguesia da Guia, Dinis Nascimento, e o Presidente do Secretariado Regional das Misericórdias de Faro, Armindo Vicente, dos membros dos Órgãos Sociais da SCMA, entre outros.
A operação preconizou a requalificação, modernização e ampliação de um equipamento social destinado à primeira infância, cujo estado de conservação não correspondia às exigências atuais de funcionamento, permitindo a melhoria das condições para o processo de aprendizagem. Adequando as suas condições funcionais e melhorando as condições de segurança e acessibilidade, foi possível adequar a creche às exigências pedagógicas atuais, aumentar a capacidade de resposta para 60 crianças e a proporcionar melhores condições para os colaboradores.
A provedora da SCMA, Patrícia Seromenho, entidade responsável pela gestão da Creche na sequência um acordo de cedência firmado com a autarquia em 1996, iniciou o seu discurso cumprimentando o presidente da CMA “Agradeço a confiança depositada na SCMA e na minha pessoa pelo Dr. Rolo, dono desta obra”. Patrícia Seromenho sublinhou “Hoje faz-se história. Este é o verdadeiro exemplo do bom funcionamento da delegação de competências do governo nos municípios e da aproximação dos municípios ao setor social. Foram a confiança, o respeito e o trabalho mútuo que nos permitiram chegar até aqui, pelo que agradeço à equipa do Município, da SCMA, da Junta de Freguesia da Guia e à Senhora ministra, por desbloquear e o processo para que esta obra se transformasse em realidade”.
A Provedora destacou ainda, a medida da gratuitidade para promover a natalidade, vindo facilitar que as pessoas possam trabalhar e incentivar os “nossos jovens a ter uma esperança no futuro.”
Definindo a SCMA como um dos grandes parceiros da CMA, e felicitando o trabalho entre as equipas, José Carlos Rolo referiu que, apesar dos desafios associados a diversos fatores, nomeadamente as oscilações de preços derivados da inflação, da escassez de stocks e da falta de mão-de-obra “este tipo de obra cria as condições para que as pessoas sintam que o concelho está a melhorar as condições de vida dos seus cidadãos”. José Carlos Rolo enalteceu “o interesse dos governantes nas suas localidades”, desafiando a que não haja apenas encontros em situação idênticas, mas que o Governo se inteire do problema real dos municípios e das pessoas. “Governar é dialogar”, salientou, neste dia que considerou ser “muito feliz” para o Município.
Ana Mendes Godinho encerrou a cerimónia descrevendo a creche como um espaço de felicidade. A Ministra salientou que com esta obra “mostramos todos que quando nos focamos no resultado e na nossa missão coletiva, tudo o resto se transforma em resolução. É um dia inesquecível porque é a primeira creche inaugurada no âmbito do PRR. Isso nos deixa a todos orgulhos, ao perceber a importância do PRR no terreno. O PRR é a forma como nós olhamos para os desafios que temos como sociedade, aquilo que aprendemos durante a pandemia, e os desafios demográficos, de desigualdades, e até de captação e retenção de pessoas em Portugal. Eu diria que a inauguração desta creche responde a isto tudo.”
Refira-se que a obra aumentou a capacidade do equipamento de 42 lugares para 60, mais 18 lugares em relação ao projeto inicial. Com a sua inauguração a Misericórdia de Albufeira reforça o compromisso de apoiar as melhores soluções para a nossa comunidade, visando que as nossas crianças usufruam de serviços educativos de qualidade.