O projeto de reabilitação do edificado da Misericórdia de Albufeira vai ser apresentado a 18 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios dedicado ao Património e Clima.
A programação para este dia começa pelas 16:00, no Museu Municipal de Arqueologia, onde serão apresentadas as origens da cidade, os seus monumentos e as raízes culturais dos habitantes.
Após a apresentação e visualização de um documentário sobre o Castelo de Paderne, será apresentado o projeto de reabilitação do edificado da Misericórdia de Albufeira, um edifício com vários séculos localizado na rua Henrique Calado.
Durante a apresentação, os participantes poderão visitar as instalações daquela que é uma das mais renomadas instituições de solidariedade do país.
De seguida decorrerá um momento musical com a participação de Arsénio Martins e Paulo Lopes.
“É um projeto que muito agrada, creio, a todos os albufeirenses, pelo que da nossa parte tudo faremos para impulsionar esta reabilitação. Nunca é demais lembrar que a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira foi uma das primeiras Misericórdias a ser criada no nosso país, em 1499, depois da Misericórdia de Lisboa. Volvidos tantos anos, continua a balizar o seu trabalho para o fim a que se destina, ou seja, o apoio incondicional a quem mais precisa”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.
No final, os participantes vão ter a oportunidade de fazer uma visita à exposição do albufeirense Rui Gregório, denominada por “Pelos caminhos do Algarvensis”, acompanhada por uma peça sonora de Armando Mota, que mostra a variedade de paisagens, trilhos e fósseis das várias freguesias do concelho.