Procurar
Close this search box.

Próximos Eventos

Campanha solidária Zome

E pudesse ajudar quem mais necessita a viver um Natal mais feliz?   Foi com este sentimento que a ZOME Albufeira e a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira decidiram

Ler Mais »

VII Concurso de Presépios

  Está aberta a votação do VII Concurso de Presépios! A Estrutura Residencial para Idosos O Roseiral promove a 7.ª edição do Concurso de Presépios. A iniciativa visa fomentar o

Ler Mais »

Campanha Missão Continente

  Todos recebemos mais, quando damos mais. E, neste Natal, quem quer apoiar os que mais precisam, pode contar, como sempre, com a Missão Continente!    A Santa Casa da Misericórdia

Ler Mais »

Dia de S. Martinho foi comemorado nas diveresas Respostas Sociais da SCMA

A castanha assada foi a rainha das diferentes atividades promovidas para assinalar o Dia de S. Martinho na Misericórdia de Albufeira, mas a data é muito mais do que a tradição dos magustos.

O dia de São Martinho reflete a bondade, o espírito de serviço, a entrega, o amor ao próximo de alguém que, num gesto singelo, muda a vida de um necessitado.

Comemoração no Centro de Dia O Roseiral

No dia 11 de novembro, foi ocasião de comemorar o Dia de S. Martinho no Centro de Dia O Roseiral. Os nossos utentes participaram no tradicional magusto, uma animada celebração entre castanhas assadas e cozidas, e outras iguarias. A música popular animou o dia, e fez com que muitos se atrevessem a dar um pezinho de dança. Ainda, foi possível ouvir as leituras de S. Martinho, recordando a lenda que assinala esta efeméride. A decoração esteve a cargo dos nossos utentes, tais como as pinturas alusivas que preenchiam as paredes, as pequenas castanhas espalhadas pela sala, e até as folhas secas que enfeitavam as nossas mesas. A verdade é que a nossa equipa está repleta de artistas! Encerramos o dia cansados dos passos de dança, mas de alma satisfeita, aguardando o magusto do próximo ano.

 
 
 

Comemoração no Centro Infantil Quinta dos Pardais

NoCentro Infantil Quinta dos Pardais cada sala elaborou trabalhos alusivos ao tema, e participou no Magusto, com direito a fogueira na rua, castanhas assadas e cozidas. As nossas crianças foram surpreendidos pela visita do Sr. Manuel das Castanhas que animou a festa com canções e brincadeiras. Foi um dia em grande!

Pode ser uma imagem de 9 pessoas, criança, pessoas em pé, interiores e texto que diz "d •"

   Galeria de Imagens

 

Comemoração no Lar Residencial S. Vicente

O São Martinho não termina sem a promoção do espírito de convívio.  O Lar Residencial S. Vicente promoveu a festa do Magusto, um convívio salutar onde assaram-se as castanhas, e ainda houve tempo para a brincadeira, dança, música e boa disposição.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre

   Galeria de Imagens

 

Comemoração na ERPI O Roseiral 

A ERPI o roseiral comemorou o Dia de São Martinho, com um magusto que “fez a delícia” dos nossos seniores. O dia de S. Martinho, é uma das celebrações que marcam o outono e a tradição exige celebrar-se a data com castanhas assadas, e outras iguarias. Os nossos utentes participaram, entusiasmados na preparação da comemoração, que foi animada com música popular portuguesa.
 
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, criança, pessoas sentadas e interiores
 
 
Os seniores realizaram ainda a  pintura de desenhos alusivos ao S. Martinho com aguarelas. Entre pinceladas e cores, foram partilhadas histórias e muitos sorrisos. A animação expressiva plástica visa proporcionar ao idoso a possibilidade de se exprimir através dos trabalhos manuais. As atividades de expressão têm ainda a vantagem de desenvolverem a motricidade fina, a precisão manual, estimular a criatividade e a coordenação psicomotora.
 
Pode ser uma imagem de 1 pessoa e interiores
 
 
 

Comemoração na UVA Casa da PAZ

 
“A castanha ao lume
Começa a saltar,
No dia de S. Martinho
Ela não pode faltar.”
 
Este foi o espírito vivido na Casa da Paz durante a tarde de S. Martinho. A construção dos cartuchos, a preparação das castanhas e do fogo fizeram parte da preparação para o lanche, onde a batata doce assada também não podia faltar.
 
Pode ser uma imagem de comida
 
 

Comemoração na Creche Tempos de Infância

Pode ser uma imagem de pessoa e criança

Na Creche Tempos de Infância comemorou-se a efeméride de forma lúdica e divertida. Ao longo de vários dias foi possível provar alguns frutos típicos do outono, tais como a romã, o diospiro e claro a castanha! As nossas crianças ficaram a conhecer a “casinha da castanha”: o ouriço.
 
“Ao início não lhe queríamos tocar, pois picava na mão, mas depois de perdermos o medo queríamos todos lhe pegar. Fizemos diversos trabalhos de expressão plástica, e até com café pintámos uma castanha. No Dia de S. Martinho levamos uma Maria Castanha para casa.”
 
Traduzir »