A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, acompanhou na tarde de 14 de maio a realização de testes aos funcionários do Centro Infantil Quinta dos Pardais.
Refira-se que previamente fora realizado, pela Instituição, um intensivo trabalho de adequação do equipamento, seguindo as orientações do Instituto da Segurança Social. Tais medidas estão espelhadas na Orientação Nº025/2020 publicada a 13 de maio de 2020 pela DGS.
A testagem, a cargo do Algarve Biomedical Center, inseriu-se no âmbito do programa de testes de diagnóstico ao novo coronavírus em creches, promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com laboratórios de instituições científicas e académicas devidamente certificados pelo INSA.
Após a sessão de boas vindas, ao cargo de Patrícia Seromenho, Provedora da Misericórdia de Albufeira, foi apresentado o balanço da fase inicial de testes nas creches e de acompanhamento dos lares pela Associação de Desenvolvimento do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve. A apresentação contou com as intervenções do Prof. Nuno Marques, Presidente da AD-ABC, de Margarida Flores, Diretora do Centro Distrital de Faro, e de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Ana Mendes Godinho elogiou o célere trabalho de parceria, desenvolvido pelas Uniões, em prol da definição das regras para reabertura de creches. A Ministra do Trabalho valorizou ainda o trabalho dos “rostos invisíveis” do setor social, colaboradores que se destacam pela sua dedicação e recetividade para enfrentar os novos desafios, pelo que, considera urgente a reflexão sobre o modelo da cooperação.
Posteriormente foi assinada uma adenda ao protocolo entre o ABC e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que prevê a realização de testes nas creches do Algarve, Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.
No total, serão testados cerca de 2000 funcionários de 130 creches algarvias e perto de 900 funcionários de 55 creches do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.