Os utentes das Misericórdia de Albufeira assinalaram o Dia de S. Valentim com o dia dos afetos, dando o mote a realização de diversas iniciativas. Nas Respostas Sociais da Instituição as iniciativas foram marcadas pela alegria, a boa disposição, carinho, atenção e muito afeto.
Os jovens da Casa de Acolhimento A Gaivota não deixaram passar a data em branco. Por ser um dia tão especial, onde celebraram os afetos e a amizade, os jovens realizaram diversas sobremesas. Cada jovem recebeu uma doce lembrança.
Num ambiente carregado de afetos, e com alegria estampada nos rostos, os utentes da ERPI e Centro de Dia O Roseiral realizaram dinâmicas com o intuito de definir o amor. Os nossos seniores traduziram em gestos, descreveram em palavras e desenharam corações. Como resultado construímos o “mural do amor” para nos relembrar que o amor e os afetos devem estar presentes todos os dias nas nossas vidas.
As crianças da Creche Tempos de Infância assinalaram a efeméride comemorando o amor que sentem pelos amigos e pais. No decorrer do dia foram realizados vários trabalhos manuais e doces lembranças, onde se procurou valorizar a amizade e as atitudes de respeito.
O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental realizou a atividade “estendal dos afetos”. A iniciativa, destinada às famílias acompanhadas por esta Resposta Social, teve como objetivo promover uma parentalidade mais consciente. A atividade iniciou-se com um momento de relaxamento onde foi utilizada a música “para a vida toda”, depois incentivou-se a reflexão e debateu-se o tema.
O envolvimento dos utentes neste ciclo de conversas foi notório, bem como a tomada de consciência que por vezes querem demonstrar afetos para com quem mais amam, mas a forma como o demonstram não é a mais assertiva.
No final cada um dos utentes escreveu uma frase/palavra do seu sentir pelos filhos e família. O resultado foi exposto no Espaço Em Con_tato.